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TURISMO ACESSÍVEL

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Entenda os tipos de recursos de acessibilidade

De acordo com a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, que tem equivalência de emenda constitucional no Brasil, pessoas com deficiência são aquelas que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdades de condições com as demais pessoas.


Note que, por esta definição, a existência de BARREIRAS é a principal dificuldade encontrada por pessoas com deficiência ao viajarem pelo país, ao se hospedar e ao frequentar bares e restaurantes, cinemas, teatros, museus e outros lugares, assim como fazem as demais pessoas.


Garantir a ACESSIBILIDADE é eliminar as barreiras existentes nos edifícios, rodovias, meios de transporte e outras instalações internas e externas, inclusive escolas, residências, instalações médicas e locais de trabalho; assim como nas informações, comunicações e outros serviços, inclusive serviços eletrônicos e serviços de emergência.


O site “Guia Turismo Acessível” separou vários recursos que buscam garantir a acessibilidade nos estabelecimentos e atrativos turísticos para as mais diversas pessoas, dividindo-os em 4 grandes grupos: recursos para Deficiência Física ou motora, que inclui pessoas em cadeira de rodas, com membros amputados, com nanismo, entre outros; para Deficiência Visual, que inclui cegos e pessoas com baixa visão; Deficiência Auditiva, que inclui os surdos oralizados e os que se comunicam somente pelo uso da Língua Brasileira de Sinais (Libras); e Mobilidade Reduzida que inclui pessoas com 60 anos ou mais, obesos, gestantes, pessoas com crianças de colo e demais pessoas que tenham, por algum motivo, dificuldade em se locomover.


Haveria ainda recursos para pessoas com deficiência intelectual ou mental, mas fugiriam do escopo deste site, que buscou listas de recursos mensuráveis para permitir avaliações objetivas. Por esta razão, abrimos um espaço nas avaliações dos empreendimentos para o usuário sugerir outros recursos de acessibilidade que possam ser incorporados à lista existente.


As perguntas sobre acessibilidade dos locais serão encontradas durante as avaliações dos empreendimentos e/ou atrativos turísticos e encontram-se disponíveis também para download logo abaixo. Ressalta-se que não se trata de uma lista exaustiva, o objetivo é deixar a avaliação simples para qualquer pessoa, não necessariamente técnicos. Os usuários dos serviços podem também ajudar a melhorar esta lista ao avaliar um empreendimento ou atração turística, tendo em vista que foi reservado um campo, ao fim da avaliação individual, onde o usuário pode sugerir algum item que julgue importante e que não tenha sido considerado.

Download do documento - Recursos de Acessibilidade_VF

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O Ministério do Turismo não garante, de nenhuma forma, a precisão ou veracidade de quaisquer informações disponibilizadas por usuários neste Portal. O USUÁRIO é o exclusivo e integral responsável pelas avaliações e comentários sobre os estabelecimentos e atrações turísticas aqui postadas.
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