Carregando

Programa
TURISMO ACESSÍVEL

Um Brasil onde todos podem viajar.


Quando você adapta o seu estabelecimento para receber pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, você aumenta o potencial do seu negócio e facilita a vida de muita gente. E isso é um bom negócio para todo mundo.

Agora entenda um pouco mais como você pode tornar o seu estabelecimento em um local mais acessível, acessando os materiais abaixo:


Projetos e Cartilhas


CARTILHAS TURISMO ACESSÍVEL - VOLUMES I A IV


O Ministério do Turismo desenvolve diversas ações e uma dessas refere-se ao turismo acessível, no qual o Ministério do Turismo apoia projetos que visam à acessibilidade urbana e à adaptação de atividades turísticas. Essas cartilhas apresentam a execução do projeto Sensibilização para o Turismo Acessível, no município de Socorro, em São Paulo. Com o objetivo de apresentar os resultados alcançados por meio desta experiência, foram produzidos quatro volumes, intitulados Turismo Acessível.


  VOLUME I: Introdução a uma Viagem de Inclusão


O Volume I apresenta os conceitos e marcos legais em turismo e acessibilidade e orienta os gestores públicos e privados para os procedimentos necessários ao bom desenvolvimento do turismo acessível nos destinos.


Imagem - VOLUME I: Introdução a uma Viagem de Inclusão

Faça download:
VOLUME I Introdução a uma Viagem de Inclusão (formato .odt, tamanho 520 KB)
VOLUME I Introdução a uma Viagem de Inclusão (formato .docx, tamanho 267 KB)
VOLUME I Introdução a uma Viagem de Inclusão (formato .pdf, tamanho 769 KB)


 >VOLUME II: Mapeamento e Planejamento - Acessibilidade em Destinos Turísticos


O Volume II apresenta um instrumento prático para o planejamento e a implantação da acessibilidade nos destinos turísticos, subsidiada no conteúdo das normas técnicas nacionais, legislações municipais, estaduais e federais vigentes.


Imagem - VOLUME II: Mapeamento e Planejamento - Acessibilidade em Destinos Turísticos

Faça download:
VOLUME II Mapeamento e Planejamento - Acessibilidade em Destinos Turísticos (formato . odt, tamanho 1,57 MB)
VOLUME II Mapeamento e Planejamento - Acessibilidade em Destinos Turísticos (formato . docx, tamanho 1,47 MB)
VOLUME II Mapeamento e Planejamento - Acessibilidade em Destinos Turísticos (formato .pdf, tamanho 2 MB)


 VOLUME III: Bem Atender no Turismo Acessível


O Volume III apresenta subsídios para os prestadores de serviços turísticos adaptarem suas instalações e equipamentos e oferecerem atendimento adequado às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.


Imagem - VOLUME III: Bem Atender no Turismo Acessível

Faça download:
VOLUME III Bem Atender no Turismo Acessível (formato . odt, tamanho 1,28 MB)
VOLUME III Bem Atender no Turismo Acessível (formato . odt, tamanho 1,28 MB)
VOLUME III Bem Atender no Turismo Acessível (formato . odt, tamanho 1,28 MB)


  VOLUME IV: Bem Atender no Turismo de Aventura Adaptada


O Volume IV apresenta os conceitos e marcos legais em turismo e acessibilidade e orienta os gestores para os procedimentos fundamentais para o bom desenvolvimento do turismo acessível e da prática de atividades de aventura adaptada nos destinos.


Imagem - VOLUME IV: Bem Atender no Turismo de Aventura Adaptada

Faça download:
VOLUME IV Bem Atender no Turismo de Aventura Adaptada (formato . odt, tamanho 988 KB)
VOLUME IV Bem Atender no Turismo de Aventura Adaptada (formato . odt, tamanho 988 KB)
VOLUME IV Bem Atender no Turismo de Aventura Adaptada (formato . odt, tamanho 988 KB)

PROJETO NOVOS RUMOS: LIVRO DO PROJETO


  Livro Novos Rumos


Assim, Ministério do Turismo lança esta publicação, que é fruto do Projeto Novos Rumos, a fim de desvendar como estamos em relação à acessibilidade, de acordo com os levantamentos realizados e de relatos de um grupo, formado por uma pessoa com deficiência visual, um idoso, uma surda oralizada e uma cadeirante, que percorreram as 12 cidades brasileiras que serão sede da Copa do Mundo, em 2014, e Socorro, no interior de São Paulo.


Imagem Livro Novos Rumos

Livro Novos Rumos (formato .pdf, tamanho 79 MB)

DESTINOS REFERÊNCIA EM SEGMENTOS TURÍSTICOS


O Projeto “Destinos Referência em Segmentos Turísticos” é uma iniciativa do Ministério do Turismo em parceria com o Instituto Casa Brasil de Cultura – ICBC e operacionalizado por várias entidades representativas dos segmentos turísticos, que executaram o projeto em âmbito local. O Projeto tem como premissa a participação efetiva dos representantes locais, levando à formação de um Grupo Gestor que assume o papel de líder do processo, buscando assim garantir a continuidade da ação e a sustentabilidade do Projeto. Propôs desenvolver a gestão do turismo local com foco na estratégia de segmentação de produtos turísticos, procurando envolver de forma participativa toda a cadeia produtiva relacionada com o segmento elencado. Entre seus resultados, obteve-se a consolidação de modelos referenciais que podem servir de base para outros destinos com a mesma vocação turística.

As iniciativas pioneiras e experiências de Socorro no segmento de Turismo de Aventura e Acessibilidade chamaram a atenção para o destino, que passou a contar com o apoio de diversas instituições que contribuíram para que a cidade se tornasse realmente referência em Aventura Especial, sendo com isso selecionada pelo Ministério do Turismo para ser Referência em Turismo de Aventura Especial.


Assista:



Estudos e Guias Turísticos

ESTUDO DO PERFIL DO TURISTA COM DEFICIÊNCIA


O Ministério do Turismo, em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e a UNESCO, realizou “Estudo do Perfil de Demanda da Pessoa com Deficiência”. O Estudo é resultado de uma das metas do Programa Turismo Acessível lançado em novembro de 2012 pelo Ministério do Turismo em parceria com a Embratur e a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

A pesquisa realizada pela empresa CP2 Pesquisas, de 13 a 20 de maio de 2013, nos cinco principais centros emissores de turistas brasi 1ros, utilizou-se do método de discussão com grupos focais e entrevistas em profundidade e teve por objetivo identificar as características, comportamentos de consumo e necessidades dos turistas com deficiência (reais e potenciais), conhecendo suas percepções em relação à infraestrutura e ao atendimento nas cidades, as barreiras e empecilhos para a realização de viagens, suas expectativas e seus relatos de experiências positivas e negativas.


Imagem Estudo de perfil do turista

Faça download:
Estudo de perfil do turista com deficiência (formato .odp, tamanho 932 KB)
Estudo de perfil do turista com deficiência (formato .pdf, tamanho 2,9 MB)
Estudo do perfil do turista com deficiência – resumo (formato .odp, tamanho 1,25 MB)
Estudo do perfil do turista com deficiência – resumo (formato .pdf, tamanho 2,50 MB)

GUIA DE ACESSIBILIDADE NOVOS RUMOS


O Guia Novos Rumos é apenas um orientador, para estimular a melhoria das condições desses destinos, que em breve receberão milhares de turistas nacionais e estrangeiros devido à realização de grandes eventos esportivos.


Imagem guia Novos Rumos

Faça download:
Guia Novos Rumos (formato .pdf, tamanho 22,5 MB)



Legislação e Normas - ABNT/BR

LEGISLAÇÃO

Aplicativo Turismo Acessível

Avalie os estabelecimentos diretamente do celular.

Baixe o aplicativo do Turismo acessível.

O Ministério do Turismo não garante, de nenhuma forma, a precisão ou veracidade de quaisquer informações disponibilizadas por usuários neste Portal. O USUÁRIO é o exclusivo e integral responsável pelas avaliações e comentários sobre os estabelecimentos e atrações turísticas aqui postadas.
Portal do Governo Brasileiro