A garantia do direito à acessibilidade deve ser assegurada a todo cidadão, com ou sem deficiência, para promoção da qualidade de vida tanto das pessoas adultas e do idoso, quanto da criança e do adolescente, já que todo ser humano enfrenta barreiras à acessibilidade ao longo de sua existência.
Por isso, conhecer a fundo os seus direitos é a melhor maneira de fazer predominar a igualdade de direitos, traduzida na plena e efetiva participação e inclusão.
O Plano Nacional de Turismo 2013 - 2016 prevê como uma de suas ações Formulação de políticas públicas para o desenvolvimento dos segmentos turísticos de demanda segmentada, especialmente os idosos, os jovens, as pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida e outros públicos segmentados como lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT). Sob esta perspectiva foram formulados guias de bem atender a estes segmentos, com a finalidade de subsidiar informações importantes sobre cada um deles. Este Guia é fruto de uma parceria entre o Ministério do Turismo, o Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência e a Secretaria Especial de Direitos Humanos do Ministério da Justiça. Aqui você encontrará conceitos e dicas de bem atender as pessoas com deficiência, a fim de facilitar a relação com este importante público consumidor, que são pessoas detentoras de direitos.
Faça download:
Dicas para Atender Bem Turistas com Deficiência (formato .docx, tamanho 32kb)
Dicas para Atender Bem Turistas com Deficiência (formato .pdf, tamanho 1,3MB)
A Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência foi incorporada à legislação brasileira em 2008. Após uma atuação de liderança em seu processo de elaboração, o Brasil decidiu, soberanamente, ratificá-la com equivalência de emenda constitucional, nos termos previstos no Artigo 5º, § 3º da Constituição brasileira, e, quando o fez, reconheceu um instrumento que gera maior respeito aos Direitos Humanos.
Faça download:
Convenção Direitos Das Pessoas Com Deficiência (formato .docx, tamanho 700 KB)
Convenção Direitos Das Pessoas Com Deficiência (formato .pdf, tamanho 820 KB)
Elaborado com a participação de mais de 15 ministérios e do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade), que trouxe as contribuições da sociedade civil, o Plano Viver sem Limite envolve todos os entes federados e prevê um investimento total no valor de R$ 7,6 bilhões até 2014. O detalhamento de todas as ações que compõem o Plano Viver sem Limite está descrita nesta Cartilha. Convidamos você a disseminar, implementar e fiscalizar a efetivação das políticas públicas aqui apresentadas.
Faça download:
Cartilha Do Plano Viver Sem Limite com descrição de imagens (formato .odt, tamanho 51 KB)
Cartilha Do Plano Viver Sem Limite com com descrição de imagens (formato .docx, tamanho 48 KB)
Cartilha Do Plano Viver Sem Limite (formato .pdf, tamanho 1,3 MB)
A Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República – SNPD/SDH/PR reuniu nesta publicação as principais leis e decretos federais em vigência no Brasil, visando promover o acesso à informação e aos direitos conquistados pelas pessoas com deficiência que são 45,6 milhões de brasileiros, representando 23,92% da população, segundo o Censo IBGE 2010.
Faça download:
Legislação Federal Sobre os direitos da PcD (formato .docx, tamanho 5,1 MB)
Legislação Federal Sobre os direitos da PcD (formato .pdf, tamanho 5,1 MB)
O Plano Nacional da Pessoa com Deficiência lançado em novembro de 2011 pretende beneficiar pessoas com deficiência em busca de acesso aos direitos básicos, incluindo a entrada no mercado de trabalho, mobilidade e acessibilidade urbana. As ações são organizadas em três eixos: educação, saúde e proteção social.
Assista: